Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

PORTUGANTES



Total de visitas: 88543
Entrevistas





Quisémos um testemunho na primeira pessoa e para isso fomos falar com Cláudio Santos, imigrante brasileiro a residir na nossa cidade há mais de três anos.




Na nossa Escola entrevistámos a Profª. Leonidia Cunha (Presidente do Executivo)

Na EB 2,3 António Sérgio, também localizada na nossa cidade e que é a escola do País frequentada pela maior diversidade de nacionalidades (18!), falámos com a Profª. Lurdes Brás (Presidente do C. Executivo);


Fazendo um balanço daquilo que foram as entrevistas às Presidentes dos Conselhos Executivos das escolas António Sérgio e Ferreira Dias, é possível encontrar variadíssimos pontos em comum.
Em primeiro lugar, o facto do multiculturalismo não ser visto como um problema ou entrave ao bom funcionamento da escola, mas antes um factor importante no processo de socialização dos alunos nacionais e estrangeiros, depois, os apoios que são dados, tanto ao nível da língua, como da própria avaliação, num processo que se quer gradual e evolutivo; para além disso, em ambas as escolas os resultados têm sido bastante positivos, no dizer das duas Presidentes, pelo que se mostram muito satisfeitas com as estratégias utilizadas; por fim, a forte convicção de que estes alunos podem ter exactamente as mesmas perspectivas de futuro que os outros, desde que se evite a exclusão social e exista uma valorização da escola e do estudo (que alguns alunos já trazem dos países de origem.