Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

PORTUGANTES



Total de visitas: 88574
Os Imigrantes nas Escolas do Concelho de Sintra

Actualmente, Sintra é um dos concelhos com mais problemas relativamente ao sobrelotamento das escolas.
Um bom (mau!) exemplo do excesso de alunos é a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de António Sérgio, no Cacém, que está planeada para um total de 800 estudantes e, no corrente ano-lectivo, alberga cerca de 1500, com uma média de 28 alunos por turma.
Outro dos fenómenos a ter em conta é a existência de inúmeros alunos oriundos de outras culturas, nomeadamente alunos de Etnia Cigana, Angolanos, Cabo-Verdianos, Brasileiros e Ucranianos, que chegam a atingir valores que oscilam entre os 2 795 aos 13 985 alunos.
É fulcral olhar para esta realidade, uma vez que se assiste à formação de um mosaico cada vez maior, onde a diversidade é um ponto a que todos devemos estar atentos.
Impõe-se ser capaz de evitar a exclusão social destes alunos estrangeiros e estas escolas têm como grande objectivo ajudá-los a criar sentimentos de pertença a esta nossa sociedade.
Convém não esquecer que muitos destes alunos têm extremas dificuldades no que respeita à aprendizagem da língua, o que obviamente dificulta o seu processo escolar e, apesar de ser verdade que muitos deles conseguem superar este obstáculo rapidamente, atingindo um nível tão bom ou melhor do que aquilo que se esperava, também há muitos casos em que esta barreira se mostra determinante.