Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

PORTUGANTES



Total de visitas: 88540
Imigração - que vantagens ?

Tendo em conta que a imigração em Portugal tem aumentado tanto nos últimos anos, é inevitável tentar perceber quais as principais vantagens da presença de população estrangeira no nosso país.
Sem dúvida que um dos mais importantes aspectos é o enriquecimento cultural que a imigração permite. Cada país de origem tem a sua especificidade, o seu padrão cultural, que evidencia as diferenças entre cada um: se estas diferenças não forem vistas como uma barreira, um obstáculo, ao contacto entre as pessoas, mas sim como um elemento de troca de ideias e conhecimentos, a integração dos imigrantes seria muito mais fácil e bastante vantajosa para ambas as partes (nacionais e estrangeiros).
Esta troca, mais que um factor de integração, pode servir para a riqueza da própria pessoa e para o aumento da sua cultura geral.
Outro aspecto que não pode ser esquecido, é o proveito que a mão-de-obra imigrante pode trazer para os portugueses: para além de ser muito acessível em termos económicos, os imigrantes ocupam, muitas vezes, áreas de pouco interesse para os portugueses, uma vez que, apesar de nalguns casos apresentarem habilitações para mais, acabam por ocupar postos de trabalho modestos, não tão bem remunerados e, por isso, de menor interesse (por exemplo, a construção civil, no caso dos homens, e o trabalho doméstico, no caso das mulheres).
Como foi referido, existem vários imigrantes que chegam a Portugal com habilitações literárias mas que, sabendo que vieram para o nosso país em busca de melhores condições de vida e que trabalhar é indispensável para alcançar esse objectivo, acabam por sujeitar-se a empregos de menor qualidade, tendo em conta aquilo que estudaram. O maior problema destas situações é a precariedade de alguns destes postos de trabalho: existem inúmeros casos de salários em atraso, ou até situações mais gravosas, como a exploração dos trabalhadores, o que faz com que as condições de vida destes imigrantes não melhorem, o que leva à segregação social, que já é um aspecto negativo...
Porém, falemos de aspectos positivos: o crescimento natural do país e a renovação de gerações são também factores importantes e benéficos que os imigrantes nos podem oferecer (ou pelo menos ajudar). Todos sabemos que um dos principais, e mais sérios, problemas das sociedades modernas é o crescente envelhecimento da população que se tem verificado. Os imigrantes, que se caracterizam por taxas de natalidade mais elevadas (especialmente os africanos), podem contribuir para diminuir esta tendência, o que seria muito bom para Portugal, na medida em que os jovens permitem uma maior dinamização do país, para além de que, se a população continuar a envelhecer, irá obviamente fazer baixar a população activa, o que se reflectirá na economia do país.
Por fim, podemos ainda referir a importância que os imigrantes podem ter, no sentido de atenuar a desertificação a que algumas regiões, nomeadamente no Interior do país, estão votadas. Existem diversas regiões de carácter rural, com enormes potencialidades e cujo aproveitamento pode ser feito pelos imigrantes. Esse eventual aproveitamento impediria a estagnação dessas regiões, o que seria um contributo importante, de forma a atrair população, levando a uma diminuição das assimetrias que existem no nosso país, sobretudo entre o Litoral (bastante povoado) e o Interior (quase deserto).