Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

PORTUGANTES



Total de visitas: 88538
O futuro da imigração em Portugal

Portugal é, desde os finais da década de 70, um país acolhedor de imigrantes.
Na década de 90, houve um pico de imigração, pois, para além dos oriundos das antigas colónias africanas,assistiu-se também à chegada de estrangeiros oriundos de outros países.
Actualmente, este fluxo tem vindo a diminuir (já desde 2001), apesar de os imigrantes continuarem a entrar no nosso país.
As principais quedas aconteceram nos concelhos de Lisboa, Loures e Amadora, onde apenas se registaram ligeiros aumentos no número de solicitações de autorizações de residência em Cascais e Sintra.
Futuramente, estima-se que o surto migratório irá continuar a existir, mas em menor número. Paralelamente ao que acontece no resto da Europa, Portugal terá tendência a dificultar a naturalização dos imigrantes.
Para além de algumas situações de xenofobia, uma realidade cada vez mais presente e preocupante, a situação dos imigrantes ilegais, merece atenção especial, sobretudo nas grandes áreas urbanas, onde esta situação se tem tornado particularmente problemática nos últimos tempos.
Uma coisa é certa o número de imigrantes ilegais, nos últimos anos, não tem parado de aumentar. Os números reais ninguém sabe. Quem lucra com esta situação são as máfias e todo o tipo de exploradores desta mão-de-obra.

Diriamos que no futuro, os imigrantes irão continuar a escolher Portugal como País de acolhimento, sendo certo, no entanto, que Portugal acompanhará a tendência do Velho Continente e passará a ter um maior controlo sobre este fenómeno da imigração.