Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

PORTUGANTES



Total de visitas: 88422
Os dados que recolhemos

A Opinião dos Portugueses


No que respeita aos inquéritos feitos à população, merece especial destaque o facto dos cidadãos Portugueses revelarem muito maior diversidade de opinião (entre o positivo e o negativo) do que quando analisámos as respostas dadas pelos cidadãos imigrantes.
Comecemos por referir que, tendo Portugal um problema tão grande com a taxa de desemprego, não é muito animador ouvir 55% dos portugueses inquiridos responder que acha que o mercado de trabalho está sobrelotado devido à enorme presença imigrante no país.
Temos depois outros factores que se encontram relacionados e que têm a ver com a forma como lidam nacionais e estrangeiros: felizmente, a maioria dos inquiridos não sente receio quando lida com um imigrante (independentemente da sua origem) e também não discrimina ninguém pelo facto de não ter nascido português.
No entanto, uma elevada percentagem (40%) considera que existe discriminação racial no seu local de trabalho.
Depois, podemos observar outro aspecto curioso: à mesma questão sobre se em Portugal existem as medidas necessárias ao controlo deste fenómeno e a uma melhor integração das comunidades estrangeiras a resposta de 70% dos portugueses é não, ao contrário do que diziam os imigrantes. Aqueles que, no fundo, sentem mais de perto a importância de uma boa integração (os imigrantes) acham que em Portugal existem medidas suficientes para essa integração. Aqueles que até nem sentem tanto uma eventual integração menos positiva (os por cá residem), consideram que não são tomadas as medidas essenciais.
Por fim, mais uma nota positiva:

80% dos portugueses inquiridos vê a vinda de imigrantes como sendo benéfica para Portugal.


Apesar de serem amostras relativamente pequenas, de se restringirem ao local em que vivemos e de haver sempre a preocupação por parte das pessoas de darem respostas politicamente correctas, consideramos ter recolhido alguns dados interessantes e que podem ser representativos da opinião da generalidade dos Portugueses.

A Opinião dos Imigrantes


Numa breve análise aos inquéritos realizados, numa amostra que contemplou 35 imigrantes, podemos tirar algumas conclusões importantes em relação ao que pensam alguns estrangeiros residentes no nosso meio local.
A primeira conclusão, bem patente nas respostas que nos foram dadas, é bastante positiva, pois constitui um grande elogio a Portugal (mais particularmente ao nosso meio local, mas que se pode generalizar ao resto do país), que é o facto de nas três primeiras perguntas, que se relacionam com a integração e com a forma como ela é conduzida pelas entidades responsáveis, senão vejamos: 90% dos inquiridos (esmagadora maioria portanto) sente-se integrado na nossa sociedade, 75% é da opinião de que, em Portugal, as medidas tomadas no sentido de facilitar a integração dos imigrantes e de precaver situações de risco são suficientes e apenas 15% sente, ou já sentiu, algum tipo de discriminação, seja no trabalho, num local público, numa ocasião em concreto, um caso pontual, ou no seu próprio dia-a-dia.
Não podemos referir todos estes aspectos sem salientar outro factor importante: a maioria dos inquiridos vive em Portugal há menos de 3 anos, o que torna ainda mais positivo o facto de se sentirem integrados. Nesta situação encontra-se uma fatia correspondente a 55% do universo do inquérito.
Por fim, nos inquéritos aos imigrantes, tínhamos duas questões de resposta fechada. A primeira era em relação ao que mais lhes agrada em Portugal e a segunda pedia as principais diferenças entre o nosso País e o País de origem desses imigrantes.
O que mais agrada a estas comunidades é mesmo o nível de vida que por cá temos, o que diz muito acerca dos países de origem destas comunidades, sendo que a nossa sociedade foi o segundo factor mais vezes apontado, o que significa que a população portuguesa, e a sociedade de uma forma geral, é vista como bastante acolhedora e hospitaleira.
O clima foi a terceira razão mais apontada, sendo de referir que a cultura acabou por não ser mencionada por qualquer imigrante.
Quanto às principais diferenças, destaca-se, desta feita, o clima, o que é natural tendo em conta que muitos dos inquiridos vieram, ou de países com climas muito quentes (países africanos ou Brasil, por exemplo), ou de países mais frios (como sejam a Ucrânia ou a Moldávia), nada habituados ao clima tão ameno como é o nosso.
Mais uma vez, o nível de vida foi referido com bastante frequência (40% das respostas) e, por fim, a sociedade, novamente pouco relevante, para as comunidades estrangeiras, foi a cultura.