Sites Grátis no Comunidades.net

PORTUGANTES



Total de visitas: 88546
Os Imigrantes no Desporto

Não são raros os casos de imigrantes que, chegados a Portugal, acabam por notabilizar-se no desporto.
Como na maioria das vezes não são conhecidos, nem do grande público nem mesmo dos agentes desportivos, não conseguem grandes apoios por parte dos órgãos responsáveis, pelo que temos vários exemplos de grandes desportistas que começaram a trabalhar no nosso país em actividades que nada têm a ver com o desporto.
No entanto, com o talento que possuem, aliado a uma enorme força de vontade, estes imigrantes conseguem atingir um patamar elevado.

Apresentamos apenas dois exemplos:

Francis Obikwelu

Nigeriano de origem, Português de coração, Francis Obikwelu é hoje, aos 28 anos, um Português naturalizado que eleva bem alto o nome de Portugal no atletismo.
Passou por inúmeras dificuldades no nosso país, à chegada, com 16 anos, foi rejeitado pelo Sporting e Benfica e por isso teve que ir trabalhar na construção civil!!!
É um facto que só adquiriu a nacionalidade Portuguesa em Outubro de 2001, mas é deveras impressionante o que ele conseguiu num espaço tão curto, apenas 6 anos.

Em relação ao seu Palmares destacam-se, a vitória no Europeu de 2006 em Gotemburgo nos 100 e 200 metros; vitória no Europeu de 2002 nos 100 metros e 2ª posição nos 200 metros; 2º posição nos Jogos Olímpicos de Atenas nos 100 metros e 5º classificado nos 200 metros e inúmeras vitórias na Golden League a mais prestigiada prova de Atletismo.
Nos Jogos Olímpicos de Atenas(2004) bateu o recorde Europeu nos 100 metros e foi considerado Atleta Europeu do Ano em 2006 pela Associação Europeia de Atletismo.
Assim podemos concluir que Francis, como é conhecido no mundo do Atletismo, tem nome, origem e passado estrangeiros, mas o seu presente é dar prestígio a Portugal, pois afinal, seja qual for a cor da pele, sempre que a bandeira sobe e o hino toca, Francis Obikwelu transmite-nos a sua alegria e faz-nos sentir orgulho de ser Português.


DECO


Um caso semelhante é o de Andersson Luiz De Sousa, mais conhecido por “Deco”, futebolista, naturalizado Português mas nascido no Brasil. Chegou a Portugal pelas mãos do Benfica mas ganhou notoriedade no Alverca que posteriormente se estendeu ao Futebol Clube do Porto.
No Porto venceu dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões e, num ápice, mostrou o seu brilhantismo ao mundo.
Do Porto transfere-se para o Barcelona, seu clube actual onde venceu mais um campeonato e uma liga dos Campeões em apenas 1 ano.
A estreia do “mágico”, como é conhecido, na selecção Portuguesa ocorreu a 29 de Março de 2003 diante do Brasil, e curiosamente Deco marcou o golo da nossa vitória(2-1) contra o seu país natal.
Foi considerado o Melhor Jogador Europeu do Ano em 2004 pela Uefa, nesse mesmo ano ficou em 3º lugar no Prémio Fifa Player Of The Year e melhor
jogador do Campeonato Mundial de Clubes em 2006.

Ironia do destino ou não, o que é certo é que Deco e Obikwelu são dois Grandes Atletas nacionalizados que muito elevam o nome de Portugal.